top of page
  • Foto do escritorNataLitiba

Natal longe da família

Muitas pessoas precisam trabalhar durante o Natal e não podem comemorar a data com suas famílias

 

Por Camille Casarini e Beatriz Tedesco


O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano. Nessa data, as pessoas costumam se reunir com sua famílias para comemorar o nascimento de Jesus Cristo e a união presente em cada lar. Porém, não são todos que têm a possibilidade de passar o Natal em família por precisarem trabalhar durante esse período.


A farmacêutica Mayara Duarte faz parte desse grupo. Por morar no litoral, o final de ano é a época em que ela e seu marido mais trabalham. Mayara conta que trabalha durante o Natal há cerca de cinco anos e que já se acostumou em passar a data longe das pessoas que ama, mas que ainda assim se sente mal. “Parece que a família está distante. Parece que não é Natal”.


Em 2017, a farmacêutica conta que trabalhou até às 19 horas do dia 24 de dezembro e seu esposo até uma hora da manhã do dia 25 e, quando chegou em casa, ela já estava dormindo. Passaram mais um ano sem comemoração.


Neste ano, Mayara terá que trabalhar novamente nessa época e perderá o primeiro Natal de sua filha, o que a deixa muito triste, mas, ao mesmo tempo, certa de que está fazendo o melhor por ela. “Sim, tenho que trabalhar no Natal, Ano Novo, Páscoa e até mesmo no aniversário dela. Isso me faz sentir a pior mãe do mundo, pois parece que estou largando minha filha. Mas aí vem Deus com seu infinito amor e me mostra que isso é por ela também, que todo esforço é por ela e que lá na frente tudo isso valerá a pena”.

Foto Gabriel Domingos

Algumas profissões necessitam estar ativas na data natalina


O técnico em enfermagem Geovani Gomes da Silva terá que passar, neste ano, seu primeiro Natal longe da família, pois foi escalado para trabalhar no hospital. Giovani acredita que não será uma experiência muito boa porque, para ele, não tem nada melhor do que passar o Natal em família, comemorando e festejando “Eu não tenho escolha. Como eu trabalho por escalas, caiu na minha escala e eu necessariamente preciso ir”.


Porém, o enfermeiro entende que existem pacientes que precisam de assistência no hospital e é necessário que alguém abra mão do seu Natal para estar lá e servir essas pessoas. Geovani conta que já passou um Ano Novo trabalhando e, no hospital, junto com seus colegas de trabalho, fizeram uma grande ceia em que cada um levou um prato diferente de comida para comemorar a chegada do novo ano. Então, ele acredita que neste Natal ocorrerá o mesmo.


O advogado trabalhista Maury Jorge Cequinel afirma que em lei, o labor em feriados é vedado. Porém, existem áreas que necessitam de trabalho nesses dias. Em tais casos, a remuneração do feriado deve ser dobrada ou compensada com folga em outro dia. O advogado declara que no sentido estritamente técnico não é possível exigir folga em feriados, pois tal decisão cabe ao empregador por expressa disposição legal.


Cequinel relata que é normal acontecerem negociações coletivas que prevejam a alteração das datas de trabalho nos feriados, com a estipulação dos “dias ponte”. Além disso, o advogado conta que por meio da Reforma Trabalhista, a jornada de trabalho conhecida como 12x36, em que uma pessoa trabalha durante 12 horas seguidas e folga 36 horas ininterruptas, a remuneração mensal pactuada já abrange o pagamento dos feriados.


Confira a sonora



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page