top of page
  • Foto do escritorNataLitiba

O que o Natal representa para as religiões?

Cristianismo, judaísmo e os umbandistas têm visões diferentes da data comemorada mundialmente

 

Por Camille Casarini e Beatriz Tedesco


O Natal é comemorado em diversos lugares do mundo, de várias formas e tradições diferentes. Algumas religiões têm pontos festivos em comum, já outras mudam completamente os costumes, inclusive a data da festa. Porém, o significado mais conhecido mundialmente para essa data é o nascimento de Jesus Cristo.


A religião cristã dá muita importância ao Natal, pois é o dia em que se celebra o nascimento do salvador da humanidade, de acordo com eles, Jesus Cristo. De acordo com o teólogo e pastor Edson Tedesco, o Natal é uma das datas mais simbólicas para os cristãos, pois “graças ao nascimento, Jesus veio em forma humana para resgatar o homem que estava perdido e condenado. Veio para mostrar o amor de Deus pela humanidade”.

Foto pública


Muito antes de Cristo nascer, Tedesco enfatiza, em 740 a.C. já havia sido profetizado sua vinda no livro de Isaías da Bíblia Sagrada, “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.


Para o teólogo, o Natal serve para glorificar a Deus e é a maior notícia que a humanidade já recebeu, como está escrito nas escrituras sagradas, “glória a Deus nas alturas e boa vontade para com os homens”.


Os judeus comemoram o Hanukkah no dia 24 de dezembro, que significa festa das luzes, que marca a vitória do povo judeu sobre os gregos há dois mil anos. Mas, para o povo judeu, o Natal não tem significado nenhum, como disse o Rabino Avraham Uderman, da Yeshivá Torath Emeth, é um dia como outro qualquer. “Para nós judeus não faz sentido comemorar, pois não reconhecemos a figura central do cristianismo”.


O Rabino lembra que os judeus já foram perseguidos por não aceitar Jesus na Inquisição e em outros momentos da história. Porém, eles acreditam que na Torá têm leis básicas de monoteísmo e dignidade humana para toda a humanidade, “com a finalidade de que possamos viver todos juntos no mesmo campo”.


A dirigente espiritual de um templo de Umbanda Vilza Helena Amaral Pontes afirma que o Natal para os umbandistas é a representação da fé, do amor e da renovação de vida em cada pessoa, pois Oxalá, que no sincretismo da Umbanda é Jesus, traz força e energia para que dentro da fé divina as pessoas possam receber mais luz e força para cumprirem sua missão dentro da Umbanda.


Vilza conta que perto do Natal, em seu terreiro, os umbandistas costumam fazer oferendas a Oxalá, contendo pão, uva verde, vinho branco, flores e uma vela branca. Então as levam a um lugar bem bonito, agradecem pelo ano que passaram e pedem renovação de fé para o próximo ano.


Após o ritual, esperam a vela terminar de queimar ou levam para que termine de queimar em casa e assim não prejudique a natureza.


A dirigente espiritual conta que não faz comemorações coletivas de Natal com os membros de seu terreiro, pois eles entram em recesso durante o Natal e Ano Novo e, por isso, cada umbandista comemora com sua família.


Confira o vídeo sobre o Natal para as religições



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page